Criar um Site Grátis Fantástico



Actividade 7

Actividade 7

Esta actividade consistiu na selecção de uma das aulas que definimos anteriormente no plano de aulas/formação e no preenchimento do documento “plano de aula”, visando planear ao pormenor toda a aula. 

 

Plano de Aula:

 

Professores: Natacha Cruz

Ano: Esta formação não é dirigida a um ano específico, pois, todos os alunos e profissionais na área da animação sociocultural interessados podem inscrever-se na formação.

Data: 22 de Janeiro

N.º de Aula: 1

Matérias Leccionadas: Jogos Quebra-Gelo

Local: Gambelas ( CP 3.11)

Início da Aula: 18h00min

Fim da Aula: 20h00min

Duração: 2 horas

 

Conteúdos/Objectivos Operacionais: Apresentação da estrutura, conteúdos e métodos de avaliação da formação; realização de jogos quebra-gelo.

 

Material Necessário: um novelo de lã, uma folha de papel, um marcador para cada participante e corda.

 

Observações: Com esta aula pretende-se que os alunos compreendam a estrutura da formação, bem como a importância dos temas que serão abordados, a metodologia e os métodos de avaliação da formação. Pretende-se também com a realização dos jogos quebra-gelo facilitar o início do conhecimento interpessoal num grupo, contribuindo para quebrar constrangimentos e resistências habituais à interacção quando se começa a trabalhar com um grupo constituído por membros que não se conhecem entre si. Proporcionar ainda a interacção não-verbal e o contacto físico num grupo, reforçando a intimidade e, por consequência, a coesão do grupo.

 

 

Parte Inicial da Aula (das 18h00min às 18h30min):

 

Descrição e Exposição Gráfica: A apresentação da formação engloba os seguintes tópicos: estrutura, conteúdos, metodologia, dinâmica e métodos de avaliação.

 

Estratégias: A apresentação da formação será feita através da projecção de um power-point dinâmico (método expositivo). No final da apresentação haverá a oportunidade dos alunos colocarem perguntas, bem como serão aceites sugestões para a  negociação da avaliação e temas que gostariam de abordar que não estão incluídos na formação.

 

 

Parte Principal da Aula (das 18h30min ás 19h30min):

 

  • Parte 1 (18h30min às 19h00min):

Descrição e Exposição Gráfica: Jogo da Teia - A dinâmica consiste em que cada membro do grupo (incluindo e começando pelo animador) se apresente ao grupo de uma forma muito breve. A título de sugestão cada um poderá dizer o nome, idade, locais onde nasceu e vive, ocupação e uma característica de personalidade que aprecia nas outras pessoas (sinceridade, coragem, por exemplo). Cada participante apresenta-se ao grupo e, depois de todos se terem apresentado, cada participante terá de apresentar um outro participante (procurando repetir aquilo que ele disse) ao grupo, o que implica que todos devem estar atentos ao conteúdo da apresentação de cada membro. Esta dinâmica terá, aproximadamente, a duração de 30 minutos.

 

Estratégias: Pedir aos participantes para formarem uma roda (em pé ou sentados em cadeiras ou no chão).

Com o novelo da mão o animador diz que se vai apresentar ao grupo e, que de seguida irá atirar o novelo a outro participante (ficando com a ponta do cordel segura na sua mão) que deverá apresentar-se igualmente ao grupo e atirar o novelo a outro membro (devendo, também, ficar a segurar o cordel na mão) assim sucessivamente até que todos os participantes se apresentem. O último a apresentar-se atira o novelo ao animador que terá de repetir o que esse membro disse na sua apresentação. Depois, o animador devolve o novelo a esse participante, para que ele o enrole à medida que repete, também, o que o membro que lho atirou inicialmente disse na apresentação. E assim sucessivamente até se desfazer a teia e ter, de novo, o novelo todo enrolado.

 

  • Parte 2 (19h00min às 19h30min):

Descrição e Exposição Gráfica: Jogo dos Retratos Colectivos - A dinâmica consiste em produzir, colectivamente, retratos desenhados dos membros de um grupo. Esta dinâmica terá, aproximadamente, a duração de 30 minutos.

 

Estratégias: Reunir os participantes de modo a formar uma roda e distribuir a cada um uma folha de papel A4 e um marcador de feltro. Começar por pedir a cada participante que escreva no canto inferior direito da folha o nome pelo qual os seus amigos o costumam tratar. A seguir, pedir que cada participante desenhe na folha a linha de perfil do seu próprio rosto, vista de frente (uma espécie de "U", mais largo ou mais estreito, mais alto ou mais baixo de acordo com as proporções do rosto de cada um). Pedir aos participantes que pousem o seu desenho (na mesa, ou no chão) e que avancem, por exemplo, 5 desenhos para o lado direito. Devem agora desenhar os olhos da pessoa a quem o desenho que agora têm á frente pertence. O processo (avançar x desenhos) repete-se sucessivamente e em cada paragem os participantes devem desenhar o nariz, a boca, o cabelo e orelhas, até chegar aos sinais particulares e distintivos (óculos, sinais, barba, sardas, etc.). Deste modo, cada participante terá, no final, um retrato seu realizado por vários dos seus colegas de grupo.

 

 

Parte Final da Aula (das 19h30min às 20h00min):

 

Descrição e Exposição Gráfica: Jogo Ordenar sem palavras - Jogo de cooperação através da utilização de linguagem não-verbal e proporcionado contacto físico entre os elementos de um grupo. Esta dinâmica terá, aproximadamente, a duração de 30 minutos.

 

Estratégias: Começar por pedir aos participantes que se coloquem em fila indiana dando uma mão ao participante que esteja à sua frente e a outras ao que esteja atrás. Devem procurar ficar o mais junto um dos outros. Delimitar, então, com uma corda (ou com giz) a área ocupada pelos pés dos participantes.

Informar os participantes que o exercício que vão fazer é de natureza não-verbal pelo que não é permitido falar nem sair para fora da área delimitada pela corda ou pelas linhas traçadas a giz.

Lançar então, sucessivamente, ao grupo os seguintes desafios, que devem se efectuados respeitando as regras antes enunciadas:

  • Que se ordenem pelas respectivas idades
  • Que se ordenem pelas respectivas alturas (ou tamanho das mãos)

A exploração da dinâmica deve incidir nas dificuldades que os participantes sentiram no desenrolar dos exercícios e nas estratégias utilizadas para as ultrapassar.

 

 

Link de referência (jogos): https://clientes.netvisao.pt/nv203548/Dinamicas/din_016.html